Mortes, presos e dezenas de feridos: incêndios em SP deixam rastro de medo e destruição

Polícia Federal irá instaurar inquérito para investigar a temporada de incêndios

Os incêndios que tomaram conta do interior São Paulo deixaram um rastro de destruição pela região, neste mês que é o mais incendiário da história do estado. Rodovias precisaram ser bloqueadas, moradores deixaram suas casas e plantações foram queimadas nos últimos dias. Ao menos duas pessoas morreram ao tentarem apagar um incêndio em uma usina e 66 pessoas ficaram feridas. Três homens foram presos suspeitos de causarem incêndios intencionais.

A Polícia Federal, por meio da Superintendência Regional de São Paulo, irá instaurar um inquérito para investigar a temporada de incêndios que atinge o Brasil.

Somente nos últimos dias, as chamas destruíram aproximadamente 60 mil hectares de lavouras, gerando um prejuízo estimado em R$ 350 milhões para os agricultores. Os dados são da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), que contabilizou 1,8 mil focos de incêndio na sexta-feira e 305 focos de incêndio no sábado. m São Paulo, foram registrados 3.480 pontos no mês, um recorde para o estado desde que os dados começaram a ser medidos, há quase três décadas. Minas Gerais também enfrenta incêndios, sobretudo no entorno de Belo Horizonte.

O número de focos de incêndio registrados nos primeiros oito meses do ano (104.928), segundo o Inpe, é o maior desde 2010 (118 mil) e 75% acima do computado no mesmo período no ano passado (59.925 mil). Ainda de acordo com o instituto, agosto já é o mês de 2024 com mais focos de incêndio para 16 estados.

‘Tornado de fogo’

As imagens das chamas em alturas impressionantes e se expandindo de forma rápida até casas e condomínios repercutiram nas redes sociais. Um desses vídeos mostra a formação de um ”tornado de fogo”.

As chamas interromperamuma rave no Vale das Grutas, em Altinópolis (SP), no último sábado (24). Imagens divulgadas nas redes sociais por pessoas que estavam no evento mostram o fogo se alastrando e queimando árvores. As chamas não chegaram a atingir o espaço da festa, mas a fumaça fez com que cerca de 500 participantes precisassem ser socorridos.

A proximidade do fogo causou pânico e correria, e dezenas de pessoas chegaram a ser dadas como desaparecidas por amigos e familiares. Em sua página no Instagram, a empresa Anacã Festival, responsável pela rave, informou, na noite de domingo (25), que 42 pessoas foram localizadas.

Um incêndio em área de mata nas proximidades do condomínio de luxo Alphaville 3, no município paulista de Ribeirão Preto, deixou um rastro de destruição. As chamas se aproximaram das casas e forçaram os moradores a deixarem suas residências, no sábado. No dia seguinte, com a queimada controlada, foi possível verificar o tamanho do estrago.

A fumaça causada pelas chamas provocaram um engavetamento na Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), no qual sete veículos se envolveram. O acidente aconteceu por volta de 13h de quinta-feira, no km 376, sentido sul, em Bebedouro (SP), segundo o g1.

Três são presos

Três homens foram presos acusados de causarem incêndios intencionais entre anteontem e ontem: dois em São Paulo e um em Goiás. Os casos são investigados pelas polícias locais.

Em São Paulo, uma prisão ocorreu ontem em São José do Rio Preto, de um homem que ateava fogo em um terreno. Outra prisão foi efetuada na manhã de ontem em Batatais. Neste último caso, o acusado tinha antecedentes criminais e portava gasolina no momento da prisão.

Já o caso de Goiás se trata de um homem preso em flagrante ateando fogo em pasto da propriedade rural na região de Piranhas, Goiás. Segundo a Polícia Militar, a situação era patrulhada há dias, com diversas ocorrências de incêndio criminoso em áreas de pastagem. O suspeito teria cometido crimes também nas regiões goianas de Caiapônia e Bom Jardim, no Sudoeste do estado. “O prejuízo causado é incalculável”, afirmou a Polícia Militar de Goiás.

LEIA MAIS…


O post Mortes, presos e dezenas de feridos: incêndios em SP deixam rastro de medo e destruição apareceu primeiro em .