Em meio à seca, Amazonas registra mais de 100 focos de queimadas em um único dia, aponta Inpe
Capital Manaus, e municípios da região sul do Amazonas, o chamado “arco do fogo”, estão em emergência ambiental devido aos focos de calor registrados. Seca antecipada também afeta a região.
O Amazonas teve mais de cem focos de queimadas em apenas um dia, em meio à seca que se desencadeia na região. O registro é de terça-feira (16), e os dados são do Programa de BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Desde o início do mês de julho, o Amazonas tem registrado uma média de 21 focos de calor por dia. No entanto, na terça-feira (16), o número chegou a 117. No ano passado, nessa mesma data, foi registrado apenas um foco de calor. Já na quarta-feira (17), foram 70 queimadas.
117 focos de incêndio registrados no dia 16 de julho de 2024;
1 foco de incêndio registrado no dia 16 de julho de 2023;
O Inpe também apontou que o município de Lábrea, na Região Sul do Amazonas, que é chamada de arco do fogo, é o segundo com mais focos de queimada de todo o país, em julho. Até a terça-feira, eram mais de 180 focos de calor só no município que tem forte presença da pecuária. A cidade só perde para Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
Com isso, as queimadas no estado, somente em julho deste ano, chegaram a 443 focos na terça-feira. No ano passado, nesse mesmo período, eram 148. O aumento foi de 199%.
O post Em meio à seca, Amazonas registra mais de 100 focos de queimadas em um único dia, aponta Inpe apareceu primeiro em .