App “Gota de Vida” incentiva a doação de sangue no ES

Na coluna “Inovação” desta semana Evandro Milet recebe no estúdio da equipe de reportagem, o pesquisador no Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Fábio Alvarenga, que destacou o impacto do aplicativo Gota de Vida no processo de doação de sangue no Espírito Santo. Desenvolvido por Alvarenga, o app busca otimizar a captação e fidelização de doadores, enfrentando um desafio constante enfrentado pelos hemocentros em manter os estoques de sangue.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“O app facilita a jornada do doador,” explicou Fábio Alvarenga. Com ferramentas como a verificação de elegibilidade, que permite ao doador verificar se está apto antes de se deslocar ao hemocentro, e o agendamento online para doação, o Gota de Vida se propõe a tornar o processo mais eficiente e acessível .

Inovação no setor de saúde capixaba

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), ligado à Secretaria de Saúde do Governo do Estado, se destaca pela atuação em pesquisa, ensino e inovação. Fábio Alvarenga mencionou que uma das principais pesquisas desenvolvidas pelo Instituto foi o estudo Viana Vacinada, que comprovou a eficácia da meia dose da vacina AstraZeneca durante a pandemia. Além disso, o ICEPi está à frente de projetos inovadores, como o uso de inteligência artificial na detecção de câncer de pele e outras iniciativas que buscam melhorar o atendimento e a saúde pública no estado.

LEIA MAIS…